Os Bastidores da UALg !!!

Tanto se tem escrito, tanto se tem falado sobre o desinteresse dos estudantes em relação aos assuntos académicos.

Ora vejamos, nos últimos discursos do Magnifico Reitor, lembro-me assim, de repente, no último dia 17 de Dezembro dia da Universidade, apelar à participação e ao envolvimento dos estudantes. Que era vital fomentar essa mesma participação…

É caso para dizer, que, este discurso é tal e qual o Sermão de Santo António aos Peixes:

Palavras sem sentimento
que se dizem só por dizer,
essas leva-as o vento…
afinal são para esquecer!

Em primeiro lugar, o Sr. Reitor tentou desde sempre condicionar a participação dos estudantes. Senão vejamos, nas eleições para a constituição da Assembleia Estatutária da Universidade do Algarve, numa primeira fase, ficaram aproximadamente 50 % dos estudantes impedidos de votar, logo, impossibilitados de escolher os seus representantes na dita Assembleia.

Como, dirão alguns? Muito simples, os cadernos eleitorais datavam até o dia 31/10/2007, o que significa que, quem se matriculasse para além dessa data estava automaticamente excluído. Após intervenção da Associação Académica, suspendeu-se as eleições do corpo estudantil.

Sejamos claros, a intenção não foi corrigir o erro, foi sim, permitir a entrada de uma nova lista para que, juntamente com a lista B (que representava a Associação de Estudantes), elegesse os três representantes dos alunos eliminado a lista A.

Alguns estarão a se interrogar, qual foi o objectivo disto tudo? Muito simples, dentro da AE já estava eleitos 12 membros (professores), do qual, 7 membros estavam contra a implementação de Departamentos em detrimento da abolição das Faculdades. Os outros 5 concordavam com a medida. Sendo assim, o Sr. Reitor precisava desesperadamente de 3 votos para garantir a maioria dos votos, e assim implementar a sua política.

Solução 1:

Faltavam eleger os três alunos…Infelizmente para o Sr. Reitor, essa medida permitiu que eu constituísse uma lista. Resumindo, inicialmente tínhamos 2 listas no final éramos 4 listas. Resultado, fui eleito e manteve-se as Faculdades com o meu voto. Agora que os estatutos da UALg estão homologados, é necessário eleger os membros para o Conselho Geral, órgão máximo da instituição.

Uma vez mais, o Sr. Reitor, tentou e está a tentar manipular a constituição do Conselho Geral (CG)!Cheio de ‘boas intenções’, claro.No primeiro Regulamento Eleitoral do Conselho Geral da UALG, lá estava novamente a restrição nos Cadernos Eleitorais que excluía aproximadamente 50% dos estudantes. Pelas mesmas razões enunciadas anteriormente. Quase passava, quase…

Solução 2:

Marcou as eleições para o próximo dia 17 de Fevereiro, que curiosamente coincide com época dos Exames de Recurso. Ora bem, esta data já não impede que cerca de 50% dos estudantes votem. A grande questão aqui é que, na época de recurso 70% a 80% dos estudantes estão de férias porque fizeram avaliação contínua. Os outros estão preocupados em estudar para não reprovar às cadeiras! Ou seja, o Magnifico Reitor agendou as Eleições para uma data em que a nossa Universidade estará deserta.

Ainda proclama o tal discurso, que, é preciso aproximar os estudantes à instituição, fomentar a nossa participação e blá blá blá…

Espero muito sinceramente que a nossa Associação de Estudantes, tenha “unhas para tocar guitarra” e intervenha em conformidade. Acredito que têm meios à sua disposição para alterar estas datas. Este será o primeiro grande desafio que esta nova Direcção Geral enfrentará. Terão que provar a todos os estudantes que merecem ser os nossos representantes? É para isso qu
e foram eleitos…

Em todo o caso, deixo a sugestão :

No pior dos cenários, recorram a uma Providência Cautelar que resolve o assunto.
Em caso extremo, garanto-vos que eu, Joaquim Costa, aluno 29989 e candidato ao CG, o farei..

Se tal se vier a verificar, ficamos todos a saber com o que podemos contar, ficaremos todos com a sensação que não estamos devidamente representados.

Não pretendo fazer futurologia muito menos estar aqui a criticar sem que a Direcção Geral tenha tempo de agir, apenas pretendo alertar-vos para o problema que poderá advir. Estou convicto que vencerão este e muitos outros desafios, repondo um pouco de democracia, um pouco de igualdade entre os pares, que de vez em quando anda ausente na nossa Universidade..

.

Anúncios

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s