"Movimento Fica Guimarães!!!"

Exmº. Senhor Director Geral do Ensino Superior

Bruno Manuel Pinto Araújo, portador do BI nº 13749016, com residência na Rua do Outeirinho, 68, 4815-311 Moreira de Cónegos, Guimarães, vem reclamar junto de V. Exa. da sua colocação na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, nos termos seguintes:

  • No dia 25 de Setembro do corrente ano enviei um e-mail para a Direcção Geral do Ensino Superior a manifestar o interesse em anular a candidatura à 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tento ficado a aguardar resposta à mensagem.
  • Como não recebi retorno da Direcção Geral do Ensino Superior fiquei convencido que o pedido de anulação teria sido aceite nos termos em que foi apresentado, já que não recebi qualquer mensagem para correcção ou junção de mais elementos.
  • Fiquei surpreendido quando vi que tinha sido colocado na 2ª fase, atendendo ao conteúdo do e-mail que enviei a V. Exas. e ao facto de não ter tido obtido qualquer tipo de resposta.
  • Aliás, de acordo com o Despacho 15853-A/2009, a divulgação dos resultados da 2ª fase do Concurso Nacional seria no dia 12 de Outubro, mas os resultados foram antecipados para o dia 6 de Outubro, sem qualquer tipo de aviso prévio feito atempadamente.
  • Se tivesse obtido resposta ao meu e-mail e se a Direcção Geral tivesse efectuado o aviso prévio com tempo, não me depararia com esta situação, pois estaria em tempo para poder apresentar a anulação da candidatura.
  • Considero que não devo ficar prejudicado dado que conforme comprova o e-mail que segue em anexo, manifestei atempadamente a minha intenção de anular a candidatura, dentro do prazo legalmente previsto, competindo à Direcção Geral responder à solicitação escrita que lhe tinha sido enviada.
  • Manifestei a minha intenção de anular a candidatura logo no dia 25 de Setembro porque constatei de facto o curso de Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve era o curso que pretendia ficar, apesar de ser aluno deslocado e de ter que concorrer a bolsa dos Serviços de Acção Social. Aliás nessa data já estava na Residência Universitária.
Excelentíssimo Sr. Director Geral do Ensino Superior, será justo que eu saia prejudicado por causa de um erro de comunicação ao qual foi alheio à minha responsabilidade? Será justo que eu perca quase um mês de aulas e seja desintegrado de um curso e de um grupo ao qual já estou plenamente integrado? Será justo que seja forçado a integrar um outro curso perdendo quase um mês de aulas e a uma nova integração social, quando manifestei a clara intenção de anular a candidatura da 2ª fase nos prazos legais, sem que nenhum esclarecimento me tenha sido prestado apesar de solicitado?

Por favor reconheçam este lapso informativo e permitam-me prosseguir a minha formação Académica na Faculdade de Economia no curso de Gestão de Empresas.

Desta forma venho requerer a V.Exa. que seja deferido esta reclamação no sentido de considerar anulada a minha candidatura à 2ª fase, mantendo assim a colocação anterior no curso de Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Espero Deferimento

O Reclamante

Faro, 09 de Outubro de 2009

Bruno Manuel Pinto Araújo
Anúncios

127 pensamentos sobre “"Movimento Fica Guimarães!!!"

  1. Muito Boa Sorte!!

    Patrícia Rocha
    Mestranda em Economia e Gestão das Cidades – Faculdade de Economia do Porto

  2. É vergonhoso o sistema que existe neste país supostamente desenvolvido…

    O mais caricato é ver muita boa gente sem conseguir entrar porque não há vagas e acontecem estes casos.Sistema ridiculo neste país e mais não digo.

    Bruno sou amigo do ricardo ramos e tens o meu apoio incondicional, força nisso!!

  3. Concordo com este requerimento. Mais uma vez salta á vista a falta de competência da DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR, que pode vir a prejudicar um aluno com vontade de prosseguir uma formaçao académica. Espero que esta reclamaçao seja aceite e que este aluno possa frequentar o curso de Gestão de Empresas na Universidade do Algarve, de acordo com a sua vontade.

    nº39174
    Gestão de Empresas da Universidade do Algarve

  4. Em resposta ao comentario de, 19 de Outubro de 2009 18:12.
    Caro colega da faculdade de Economia.

    Nao discordo totalmente do que estas a dizer. Nao faço a minima ideia de quais são os criterios legais em relaçao ao blog, visto querer ser Gestor e nao advogado, mas quando dizes que o nosso colega nao efectuou a matricula e podia perder o direito de ficar na faculdade, enganas-te. A matricula para a 2ªfase foi feita dentro do prazo e se nao tivessemos conseguido ele iria estudar mesmo para Portimao.

    Quanto ao dizeres que este post nao valia de nada, opa acorda. Apartir do momento que a DGES visita o blog 2vezes obviamente que serviu. Nao sei se sabes como isso se ve (eu tambem nao sabia) mas eu agora ensino-te se quiseres.
    Ja para nao falar do espirito de grupo que nestes dias se vincou ainda mais do que o que ja estava.

    Quanto ao dizeres que o Homem nao faz nada sem 2ªs intençoes, oh meu amigo, ha que ser inteligente na vida, ou seja, “Juntar o util ao agradavel”. é preciso esplicar ou percebeste?

    Todos temos o direito de nos espressar-mos, e são com opinioes diferentes das nossas que nos vamos aperfeiçoando. Agradeco-te por isso.

    Com o teu comentario aprendi qualquer coisa, espero que tenhas aprendido alguma coisa com o meu. E se achares que nao, olha arruma po lado okey?

    Beijos e abraços
    Ricardo Ramos “Kenny”
    Nº39213
    Gestão de Empresas
    Faculdade de Economia – UALG

  5. Tenho de dizer que concordo infinitivamente com o meu colega David Farias, que posso eu dizer que um economista expecula um Gestor de Empresas age, sendo também ele um economista mas com características um pouco superiores, neste caso muito superiores, Enfim o caso esta ganho por alguma razão este, comentário do aluno de economia revela muita infelicidade no seu ser, deverá reflectir um pouco em casa sobre o que diz, Á outra coisa tens toda a razão em dizer que este movimento não valeu a pena, parece-me que esta aos olhos de todos, a pensar como pessoas como este nosso colega é que a faculdade irá para a frente. PALMAS PARA ELE

    p.s. o meu comentário baseia-se na ironia em relação ao nosso colega de economia para quem não entendeu

    Guimarães já estas conosco abraço

    JORGE RAMOS
    nº 38295
    Gestão de Empresas
    Faculdade de Economia – UALG

  6. Guimarães tenho a certeza que tudo se vai resolver.. tem calma luta pelos teus objectivos! iras ser muito feliz, estaremos contigo independentemente da decisao final. GE
    beijinho grande

    Ines Chainho 1º ano GE

  7. Ha pessoas com muita inveja, e que por certo nao têm muito para fazer da vida, por isso vêm tentar “amolgar” o trabalho dos outros, tentando tirar proveito para outras coisas que nada têm a ver com este caso!
    Solicito, e sinceramente, sem respeito nenhum, porque faço tuas minhas palavras:

    “como diria um velho pensador chamado Emmanuel Kant, “O Homem não faz nada sem segundas intenções”.”

    O que tu tas a fazer sim, é tentar tirar proveito desta situaçao!
    O unico proveito que “o autor deste blog”, como o intitulas quer, é obter um sorriso enorme na cara de todos e em especial do aluno em questao!

    So queria dizer mesmo, mais uma coisa! ( ja que entras-te por frases antigas, e deveras sabias):
    Quem ri por ultimo, ri melhor!

    Isto ainda nao acabou AMIGO GUIMARAES!
    Costa, mais uma vez obrigado, obrigado pela paixao que metes-te neste caso!
    Agradeço sim, agradeço porque isto nao é “o caso guimaraes”, este caso é de nos todos que de alguma forma gostamos dele!

    Amizade!!!!!!!!!
    abraço

    David Farias (39172)
    Gestao de Empresas
    Faculdade de Economia – UALG
    20 de outubro de 2009 12:46

  8. Parabéns Guimarães!!!

    És a prova viva de como lutar por aquilo que se acredita vale sempre a pena!!!
    Fico muito feliz por ti 🙂

    Cláudia Correia n.º 30469

  9. Estamos contigo Guimarães!
    Tudo vai resolver-se como é devido.

    André Correia
    nº39158
    Gestão de Empresas – FE-UALG

  10. É impossivel ficar indiferente a esta situação, uma vez que poderia acontecer a qualquer um de nós,mas ainda é mais vergonhoso o nosso ensino ignorar isto durante este tempo todo ! Não desistas Guimaraes, tens o nosso apoio , queremos que fiques e vamos fazer por isso 😀

  11. Caros colegas,

    É vontade de todos nós que o nosso colega fique no curso que quer e que está integrado, mas acho que temos de esclarecer alguns pontos, pelo facto deste “movimento” não estar a seguir os tramites legais, mas sim a ser usado para fins “menos próprios”.
    Quero com isto dizer que o nosso colega ao só acreditar neste movimento poderia ter hipotecado todas as suas hipóteses de estudar na nossa Faculdade ou em qualquer outra neste e no próximo ano lectivo, pois ao não se matricular no curso em que entrou na segunda fase (Turismo em Portimão) perde o direito a concorrer na 3ª fase e no ano seguinte.
    É muito bonito as pessoas serem solidárias umas com as outras mas há que saber quais os procedimentos legais e cumpri-los.
    Isto para não falar que nesta publicação estão os dados todos do aluno em causa, podendo qualquer pessoa utilizar esse dados em proveito próprio.
    Todos estes comentários não passam disso mesmo, pois não têm qualquer vínculo legal.
    Por ultimo deixo umas palavras ao autor deste blog, as instituiçoes são compostas por orgãos, regidas por leis, decretos de lei, diplomas, despachos, etc. Tendo estes de ser cumpridos e respeitados por todos, onde tu não és excepção.
    Acredito que os novos alunos não conheçam em pleno todos os seus direitos nem a melhor forma de os reinvindicar, é do meu conhecimento que as pessoas que legalmente representam os alunos da FE estavam e continuam a estar a tratar deste problema da melhor forma possível cumprindo todos os procedimentos legais, este movimento é sem dúvida nenhuma, uma boa forma de os colegas mostrarem o carinho que sentem.
    Não quero com isto dizer que devias ter cruzado os braços e nada fazer, mas sabes tão bem como eu que de nada vale este movimento, como diria um velho pensador chamado Emmanuel Kant, “O Homem não faz nada sem segundas intenções”.

    Cordiais saudações académicas,

    Ass: François Magalhães 31834

  12. Não desistas Guimarães, a comunidade de GE está toda contigo ;D
    Abraço

    Cristiano Roque (Madeirense)

  13. Os serviços de educação do nosso país vão cada vez melhor (ironia), nem para auxiliar um aluno, que compriu todos os prazos ao anular a candidatura a 2ªfase, servem. Que vergonha!

    Guimarães não desistas, toda a G.E. está contigo para o que precisares.

    Boa Sorte! Catarina Romão

  14. Não é justo tudo o que se passou e o que estao a fazer passar uma pessoa que em nada teve culpa do que lhe estao a fazer passar.todas estas incertezas e inseguranças nao se devem fazer pagar a ninguem, muito menos a uma pessoa que tudo fez e tudo continua a fazer, com todas as suas forças, para ficar onde quer estar e com quem quer estar, visto que ja esta mais do que integrado nesta grande “família” académica.

    espero que toda esta situação se resolva o mais rapidamente possivel e de forma positiva, pois ninguem merece esperar tanto tempo por uma falha enorme e a qual nao teve culpa.

    força guimarães! temos que acreditar no melhor e em todas as pessoas que estao a esforçar-se para que esse melhor aconteça.

    beijos

    Joana santos ,
    aluna de gestao de empresas
    nº39191

  15. Tento entender o que podes estar a passar mas é complicado perceber se não se passar pela situação.

    Deve ser sem duvida uma situação complicada por se tratar de um erro nos sistemas de informação. Mas agora só tens de lhes mostrar que tentaste anular a inscrição e tudo TEM de se resolver pelo melhor.

    Deste modo espero que esta reclamação seja aceite e que possas frequentar o curso de Gestão de Empresas na Universidade do Algarve, que tanto queres.

    Boa sorte.

    André Varela da parte de (Luís Varela)
    nº56918
    Instituto Superior Técnico

  16. Bruno “Guima”

    Não desista!!!
    Estaremos contigo nessa luta, e só sairemos quando a justiça estiver feita (a tua permanencia).

    Abraço!
    Odirlley Souza
    Curso Economia
    UALG
    Nº 33917

  17. Ridículo… é o país que temos… Boa sorte! força!

    Inês (da parte do Luís Varela)
    Universidade Atlântica
    Curso de Fisioterapia

  18. Vai com isso avante! Manda cartas registadas com conhecimento do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Secretários de estado do MCES, DGES e Universidades envolvidas. Não desitas!

    Sérgio
    Faculdade Ciências Lisboa

  19. Forças Guimas! Lisboa está contigo!

    Universidade do Algarve
    Faculdade Economia
    Curso Gestão de Empresas
    Nº 39203

  20. Não é apenas um erro – dos muitos que acontecem – é um erro que pode e esta a causar transtornos na vida do nosso colega e amigo Guimarães, que se encontra dentro de um processo de adaptação e continua a frequentar o curso sem sequer saber lhe vai poder dar continuidade. Está dependente de uma decisão, que ele mesmo quis evitar e fez o que estava ao seu alcance para que isto não acontecesse.

    Não é justo que este estudante saia prejudicado, de uma situação que simplesmente foi ignorada por parte da DGES.

    Espero que tudo se resolva rapidamente e da melhor maneira possível. Não mereces sair prejudicado desta situação!!

    Saudações Académicas,

    Camila da Fonseca,
    Aluna de Gestão de empresas,
    Nº35361
    UAlg

  21. Concordo e acho que se deve ir para a frente com isso visto que estes erros são muito graves e podem prejudicar-nos!! Existem muitas falhas e temos que lutar. Hoje para o Guimarães, amanhã para nós..

  22. Espero q este mostre mais um nao indiferente a um erro da Dges e do sistema a q pertence .
    e q no fim ,todo este trabalho/apoio chegue a alcançar o devido objectivo !

    ***go oN !

  23. Concordo plenamente com o movimento e espero que dê frutos, o Bruno não merece ir embora às custas de um erro da DGES!

    Muito Boa Sorte! =)

    Raquel Pedro Nº33969 GE – FEUALG

  24. Saudações,

    É bastante lamentável deparar-me com situações destas no nosso país. Mesmo não sendo o alvo desta injustiça, não há como ficar indiferente a esta situação. Espero que esta reclamação prossiga e que resolvam este caso rapidamente que merece toda a atenção da DGES.
    Enfim, a educação neste país cada vez mais me surpreende, pela negativa…

    Boa sorte! A esperança é a ultima a morrer.

    Cumprimentos,
    Daniela Merino

  25. Como todos sabemos, o nosso sistema educativo nao está a funcionar correctamente. Por uma falha de comunicação e algum desleixo da DGES mais um aluno empenhado é prejudicado. Querem avançar no país mas com o sistema educativo a ter falhas como estas, nao iremos a lado nenhum.

    Desejo que tudo se resolva da melhor forma..

    Um abraço

    Ivo D. de Loures
    Curso de Educação Fisica e Desporto

    (amigo do Varela)

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s