Ideais e formas de estar…

Tenho-me interrogado muitas vezes se valerá a pena ter ideais e lutar por eles, assumir atitudes e comportamentos, manter a independência de pensar e agir.

Nos últimos tempos, que já me parecem longos. Tem-me parecido que não é uma boa forma de vida, tantas são as mentiras que procuram esconder a verdade, as histórias que deturpam a justiça, e os actos de violência psicológica que procuram coagir a livre disposição de cada um.

Na verdade, ter ideais é uma boa forma de vida que nos dá alguma tranquilidade para o sono da noite, mas que acordado, nos causa uma intranquilidade e um mal-estar que são meio caminho andado para a depressão.

Curiosamente, na política, ou mesmo na vida de cada um, não são os adversários que nos causam esse sentimento, mas sim os correligionários, De acordo com o velho dito popular: “com amigos destes não precisamos de inimigos”.

Tenho procurado uma explicação para esta posição, e não consigo ver a lógica dela, pois as consequências estão á vista. As instituições, os partidos políticos e a própria família, não conseguem sobreviver quando se desagregam, deixando que os ideais que devem presidir se ultrapassem sendo substituídos por questões pessoais e mesquinhas.

Todos conhecemos exemplos de instituições e famílias que quando são atacadas – e às vezes com razão – se fecham e se unem, acabando por ter sucesso na luta em defesa de um objectivo qualquer, que por vezes, nem é respeitável…

A única explicação que encontro situa-se na orbita da incapacidade de assumir o que quer que seja, que não seja o ruído e a irresponsabilidade. Já que não podem ser, há que dizer mal dos que fazem por ser…
.
Anúncios

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s