Mais emocionante do que os horários da FCT, só a final dos Ídolos!

Mais emocionante do que o sorteio do euro milhões à sexta-feira!

Mais inquietante do que as eleições legislativas!

Mais emotivo do que a final do campeonato do mundo!

Mais dramático e excitante do que a final da quinta das celebridades ou até mesmo do que a finalíssima do ídolos é sem dúvida alguma a…Saída dos horários da FCT.

Mais uma vez só a poucas horas do inicio das aulas, 22:56, os horários do 3º módulo da FCT foram divulgados, é obra! Os horários padeciam de uma apresentação muito pobre e algo confusa, em perfeita sintonia com todo o processo. Esta não é uma situação inédita pois a divulgação dos horários do 1º módulo e a marcação dos exames deste ano foram também muito atribuladas e repletas de atrasos.

A pergunta que todos os meus colegas farão é a seguinte: Então, antigamente os horários saiam a tempo e horas e agora com as faculdades todas juntas os “responsáveis” não se conseguem entender? Caros colegas  é deveras uma situação paradoxal, até parece que o staff da FCT não viu os cartoons do Dartacão, “Um por todos, todos por um”, não era assim a frase?

Mas pronto! Como pagamos tão pouco de propinas e somos tão desleixados não nos vamos importar com estas situações. Amanhã tudo voltará a ser como antes e na terça quando os horários estiverem no site, todos bonitinhos, ninguém se vai lembrar que esteve colado ao pc (até á última gota) para planificar a sua semana de trabalho. Cá eu vou continuar com o meu modos vivendi que assim custa-me menos engolir essas e outras…

Mas tomara que esses fossem os piores problemas do mundo. Assistindo a tudo pela televisão, não posso deixar de dar um abraço e direccionar as minhas orações para todos os madeirenses, especialmente os que são alunos da UAlg, que neste momento vivem numa ansiedade tremenda por estarem longe dos seus familiares.

Hernâni Medeiros, 30919

Anúncios

15 pensamentos sobre “Mais emocionante do que os horários da FCT, só a final dos Ídolos!

  1. This is often a very great read for me, Need to admit you are 1 with the most effective bloggers I ever saw.Thanks for posting this informative article.

  2. Desde já cumprimentos por expressar o descontentamento de todos. Pena que não seja a primeira, nem a ultima vez, acredito, que não se tomem medidas.Eu entrei na FCT em 2003, e neste momento não estou a frequentar a universidade.A constante desorganização durante todo o meu percurso académico eram lamentaveis, algo que de ano para ano se repetia e em alguns casos até piorava… Desde mudanças de curso, reestruturações, bolonha, módulos… eu já não suportava mais.Será que era eu que esperava demais da Universidade? Apenas sabia que não funcionava como eu e muitos colegas gostaríamos.Felizmente (ou infelizmente) tive oportunidade de ir de Erasmus para constatar que realmente tinha razão. A diferença era tão descomunal que fui informar-me se podia continuar os meus estudos lá. O que era possível, contudo com a situação que toda a classe média-baixa em Portugal está a viver, tal não me era suportável.Não por as propinas serem mais caras, até eram + baratas e incluíam algumas regalias que eu nem me atreveria a pedir aqui, mas porque o custo de vida + habitação eram bem altos.Não é possível levar os cursos académicos da FCT com seriedade, quando mais ninguém leva.O problema é que as situações se repetem ano após ano, ninguém apura responsabilidades e não há cabeças a rolar.Quando me perguntam algo sobre cursos ou sobre a UAlg e FCT, só tenho uma coisa a dizer:Da FCT? Fuja!

  3. Bem, de facto, nada melhor que ter um horário fixo ao longo do ano, e aulas numa sala fixa. Como estou num Mestrado (teoricamente) alheio às unidades orgânicas da Universidade, é essencialmente um curso que se "regula" a si próprio. Mesmo assim, com o horário já definido e uma sala previamente reservada para todo o ano, como neste módulo tenho algumas práticas, ainda estamos à espera que a FCT nos disponibilize um laboratoriozinho… Nada de mais, de facto, comparado com o que pessoal directamente afectado por esta confusão tem sofrido.Esperemos que agora aproveitem para tratar logo dos horários do próximo módulo (que parecendo distante, é já daqui a dois meses) e que para o ano, com o fim dos módulos, acabem de vez com estes atrasos.Cumprimentos

  4. Não percebi qual é o propósito de ir de traje para a manifestação de amanhã. O objectivo não é a união?!! Como nem toda a gente tem traje, não percebo o porquê de ir trajado. Ou quem vai trajado é mais estudante que os outros que não vão?Estas coisas fazem-me impressão, este pseudo academismo obsessivo.Para aprovar um código de praxe que discrimina determinados alunos em relação a outros toda a gente concordou e agora vêm pedir manifestações?Não façam é vocês, cobaias dos outros.

  5. Boas pessoalEm 2008 depois depois da Assembleia estatutária dar por concluído a elaboração dos estatutos da nossa Universidade, alguns membros foram convidados a discutir o seu conteúdo no BA café. A data altura, no final, perguntaram-me qual era minha avaliação de todo o processo de elaboração dos estatutos."Foi preciso mudar alguma coisa para percebermos que não mudamos absolutamente nada"O Srº Reitor presente ficou incomodado com a minha afirmação, dizendo que aqueles estatutos não agradavam a ninguém de uma forma geral. Apenas os possíveis dentro da concertação existente na dita assembleia. Não eram os dele nem os de ninguém..Na altura fartei-me de comentar que na nova FCT iria ser nos primeiros tempos, uma enorme confusão. Mas que tudo deveria se manter igual, apenas mudava o nome. Afinal tinha razão…

  6. Manifestação silenciosa dos alunos da FCT, dia 25/02, pelas 10h00 da manhã. Exigimos frequências e horários organizados!Ponto de encontro no portão da universidade. Se estiver a chover, em frente à FERN.Os alunos devem levar traje ou roupa preta."NÃO QUEREMOS SER COBAIAS DA FCT!" passem a palavra

  7. E eu que ando a ter aulas "fantasma". Logo agora que decidi "começar a ir" às teoricas em 4 anos, os professores ainda não apareceram a nenhuma aula. Talvez eles ainda não conseguiram decifrar o horários em formato google calendar. Vamos ver amanhã se calha qualquer coisa!

  8. Então e não ter as cadeiras todas porque supostamente não há professores? O semestre começou no dia 22, hoje é 23 e ainda me falta ter horário de uma cadeira. Que nem sei se a vou ter!

  9. Eu curto assim como está. Por mim os horários até eram comunicados diariamente por pombos correio, sinais de fumo, foguetes ou por sirenes. Assim é deveria ser, não é cá essas modernices de Internet's e Google Calendar ppffff.Uma pessoa quer orientar a vida para quê? Marcar uma consulta, estar com os amigos, fazer uma viagem… Que coisas tão banais meus amigos. Assim é tudo mais espontâneo, mais natural e sem dúvida muito mais emocionante. É a lotaria do destino!!!Testar o novo sistema informático no verão quando não há aulas, ahahahaha que ridículo. No meio do ano é que é bacano pá!!!Esta relação amo/escravo entre a UAlg e os alunos é espectacular. Quem me dera que seja assim para sempre, e que as propinas aumentem para 2000€ que 900€ é coisa de pobre.Nuno Matoso

  10. É uma autentica vergonha.Nunca me lembro (em 3 anos) dos horários sairem em tempo útil, leia-se com uma semana de antecedência. Sempre sairam "em cima da hora" com apenas uns dias ou às vezes apenas o fim de semana de antecedência mas, isto é demais.Para além de sairem 2h antes do final do dia de Domingo ainda sairam num formato completamernte impossível de ler e com vários erros. Os próprios docentes ainda não têm horários (pelo que me foi dito numa aula hoje de manhã), sem falar que mudaram algumas aulas teóricas para 1h e aulas práticas de 3h para 2h. Mudanças essas que o professor em causa apenas reparou na própria aula não lhe sendo dado um aviso prévio. Para juntar a tudo isto continuam a existir erros nos horários…Absolutamente impensável. Que esta confusão estivese presente no 1º módulo já era de esperar e até compreensivel mas, no 3º bloco? Vamos a meio do ano e ainda não está tudo a funcionar como devia?Enfim…

  11. Meus amigos já descobri tudo em relação ao atraso dos horários! Os problemas foram devido ao regresso do bug do ano 2000. Esse bug maldito voltou para infernizar a vida dos estudantes da Ualg. Este bug retirou o poder de processamento aos pc's que corriam o algoritmo que organizava os horários, dá para perceber no e-mail abaixo:"No sentido de agilizar a elaboração dos horários, os elementos do Conselho Pedagógico reponsáveis pela sua elaboração, utilizaram para este 3º módulo, uma ferramenta informática.A quantidade de informação que foi necessário introduzir, aliada às especificidades que cada disciplina foi indicando, gerou um conjunto de conflitos que só hoje 21 de Fevereiro pelas 22:00 h, se conseguiu ultrapassar."SOLUÇÕES:-Para "tunar" o tal pc ir ao site:http://www.computing.net/answers/cpus/help-overclock-my-pentium-2-please/11225.html-Corrigir o bug do ano 2000Instalar o Windows Millenium, acho que chega bem!AHAHAHAHAHAH

  12. Vanessa somos os próximos superhomens. Os horários estavam tão confusos que eu nem me apercebi que tinhamos "só" cinco cadeiras e eu ainda tenho Análise Numérica, vê lá tu! 6 cadeiras num bloco, se eu fizer tudo têm que me dar uma taça!Nave sabes como são os fins de semana! uma pessoa come bem, bebe o seu beirão…

  13. É demais. Eu quando vi a página nem quis acreditar. Isto supera tudo o que eu já vi e possivelmente o que vá ver. Tiveram a perder o fim de semana a trabalhar cheios de stress para apresentar isto. É qualquer coisa de incompetência que não consigo descrever, sério.

  14. Realmente isto é de uma vergonha descomunal. Mesmo com a fusão é difícil de engolir que esse seja sempre o problema… Já estava eu mentalizado que amanhã de manhã teria de acordar bem antes das 8:30, hora mínima para entrar, somente para ir ver se os horários já tinham saído na net…se não lá ia eu a caminho da universidade só para ver se já estivam postados e continuar com a minha vida. Até comentei com uma amiga que com a sorte que tenho (e todos temos) que eu haveria de estar lá antes das 8:30, para depois ver no horário que no fim entro à tarde, e ainda por cima ainda haveria de ser uma aula prática, as quais normalmente não são dadas nas primeiras semanas por não haver matéria dada. Ora, bem dito bem feito, não é que entro mesmo às 15:00 para uma aula prática?? Fora isto só o Euro milhões.Continuando com o importante, isto é deveras indignante, especialmente tendo em conta que quem não tem culpa mesmo somos nós, os alunos, que estamos a pagar para ter qualidade no nosso ensino… E de notar que no mail que recebi a notificar que os horários finalmente haviam saído nem um mísero pedido de desculpas encontrei (e eu bem que procurei). Só encontrei uma justificaçãozinha que ainda me dá mais para questionar: "A quantidade de informação que foi necessário introduzir, aliada às especificidades que cada disciplina foi indicando, gerou um conjunto de conflitos que só hoje 21 de Fevereiro pelas 22:00 h, se conseguiu ultrapassar." Ora se era muita quantidade porque é que não foi feita antes?Isto por acaso faz lembrar aqueles episódios por que certamente (quase) todos já passámos, de deixar as coisas para o fim e depois trabalhar até à última da hora e acabarmos a deitarmos-nos a altas horas da noite para ter o trabalho pronto para entregar no dia seguinte. Será que foi isso que aconteceu? Lembro-me de o meu director de curso dizer o ano passado que a fusão seria essencialmente uma coisa a nível burocrático, e que não deveria afectar realmente os alunos…pois, de facto todos vemos que é isso que tem vindo a acontecer desde o início do ano lectivo…Quanto a mim esta fusão está a neste momento a trazer mais problemas que vantagens. Nem vejo grande consenso entre os próprios órgãos. Por exemplo, na semana passada fui aos Serviços Académicos por causa de uma melhoria que eu queria fazer a uma cadeira do ano anterior que será leccionada agora neste 3º módulo, e a senhora dizia que o exame de melhoria de nota seria feito ao mesmo tempo do exame 'normal' da cadeira em causa. Então lá andou à procura nos seus registos pela data do exame. Ora eu disse-lhe que provavelmente o exame não apareceria no molho de folhas que ela tinha porque na FCT os exames estavam a ser marcados pelo professores em conjunto com os alunos. Ora se a cadeira ainda não foi leccionada, obviamente que o exame não estaria marcado. Ela pareceu ter entrado em parafuso de tal maneira que chegou a um ponto da conversa que parecia que ela já me ignorava e falava de como as coisas são (em teoria!), e que estranhava que o exame não aparecer ali (nesta altura eu ainda repetia a razão de o exame não aparecer ali.Enfim, isto já são informações supérfluas.Bom, parece que já desabafei o mais que suficiente xD . Esperemos todos que esta situação já esteja regularizada no próximo módulo (o que não acredito muito) ou, no máximo, no próximo ano lectivo.Joaquim, muitos parabéns pelo Blog 😉 É bom ter alguém a informar os que estão cá fora do que se passa lá dentro, e a defender aquilo em que se acredita estar certo!

  15. oh Hernani tens que ver que os horarios demoraram para sair porque tiveram a ser bem planeados, senao vejamos: Engenharia do Ambiente 4ºano tem 5 cadeiras num bloco! não é facil para um ser humano qualquer conseguir consiliar tanta cadeira…. mas agora pergunto, será que esse ser humano não se aprecebeu que é impossivel termos 5 cadeiras num só bloco?!?! e depois no 4º bloco faziamos o que?! coçavamos a crica?! E dpois ainda temos que ouvir certos professores a dizer: "no meu tempo é que era mau!" ou " se andassem noutras universidades é que iam ver!" Enfim UALG no seu melhor!!!

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s