Parabéns, foi eleito senador. Eu? Não se preocupe os seus colegas o elegeram! Desculpe?

Caros estudantes da Universidade do Algarve,

Qualquer um de nós arrisca-se a ser  eleito para integrar o senado académico mesmo que não queira, segundo os critérios vindos da Assessoria Jurídica da UAlg.

A consequência deste método completamente ortodoxo baseado na teoria do caos, é a ausência de um boa parte dos estudantesdas reuniões do futuro senado académico. Pior ainda, o equilíbrio das deliberações fica altamente comprometido.

Este é um órgão da maior importância deve tratado com a maior elevação, o que não tem acontecido até à data. Não se pode tratar estes assuntos de animo leve.

É preciso realçar que em virtude de este ser o primeira constituição do Senado Académico, os seus futuros membros terão a grande responsabilidade de elaborar a Carta de Direitos e Deveres da Comunidade Académica.

Vejam pelos vossos próprios olhos o esclarecimento que o Director do ISE em exercício enviou aos estudantes da sua escola:

“Tendo solicitado esclarecimentos à Assessoria Jurídica da UALG quanto à formalização de eventuais candidaturas que possam vir a surgir no âmbito da eleição para membros do Senado Académico, fomos informados de que, neste processo de eleição, não está prevista a necessidade de formalizar candidatura, razão pela qual esta questão não foi prevista no respectivo regulamento, já divulgado.

Sendo assim, qualquer eleitor é passível de ser votado e eleito, desde que conste no cadernos eleitoral respectivo. Contudo, entende a Direcção do ISE, ouvida a Assessoria Jurídica, que é desejável que surjam candidaturas espontâneas, através da vontade manifestada pelos interessados, designadamente através deste meio de comunicação e informação, as quais não estarão, obviamente, condicionadas por quaisquer tipo de prazos ou regras, que não as dos princípios básicos da democraticidade interna e do respeito pelos demais interessados”

Fonte: Prof. Francisco Calhau Director do ISE em exercício (já existe um novo presidente recentemente eleito)

O barco vai desgovernado…

Anúncios

7 pensamentos sobre “Parabéns, foi eleito senador. Eu? Não se preocupe os seus colegas o elegeram! Desculpe?

  1. Grande Pedro

    Obrigado pelo teu comentário e por todo o teu contributo pela causa que é justamente a circulação e transparência da informação nesta Universidade.

    Sabes, infelizmente os nossos receios concretizaram-se e vai piorar..

    Tens razão quando citas que a “que a arma das ditaduras era a ignorância do povo”. O 25 de Abril ainda não chegou à UAlg, mas já como alguém dizia “nós” temos o que merecemos.

    Aquele abraço..

  2. Boas Tardes

    Costa parabéns pelo teu blog, porque é o único sítio on-line e não só, onde consigo manter-me actualizado no que se passa nesta instituição

    Tentei informar-me acerca desta questão do senado académico através do site da aaualg, ou do blog da assembleia magna e nenhum deles conseguiu explicar-me para o que fui votar hoje.

    Fui votar apenas porque um colega meu da mesa disse-me para ir, e perguntei-lhe em quem podia votar…… e a resposta foi “em qualquer um”. Como é óbvio fiquei pasmado.

    Mas o que mais me deixou pasmado foi a falta de informação. Porque é que quem foi eleito para nos representar,não nos informa de nada? Têm acesso aos mails por exemplo Ou só servem para campanha?. Porque não por uns A3 à entrada da universidade a explicar a situação? Porque é que o reitor não manda um mail a avisar do que se passará hoje? Tem acesso à base de dados. Sempre ouvi dizer que a arma das ditaduras era a ignorância do povo.

    Não tenho mais nada a acrescentar à revolta que sinto com estes assuntos.
    Continua a informa-mos

    Pedro Fernandes, Gestão Hoteleira

  3. Ora boas tardes.

    Queria começar por dar os parabens ao colega Costa pelo trabalho desenvolvido e que muito contribui para a informação dos alunos e para dar a conhecer os PODRES que vão nesta universidade.

    No entanto também não posso deixar de criticar algumas infomações que nem sempre são devidamente fundamentadas e que sendo dirigidas a alunos completamente desinformados, como a maior parte dos nossos colegas, no meu entender não é o mais ético e retira alguma credibilidade ao que aqui se transmite.

    No entanto o balanço que faço do seu trabalho caro colega é positivo e so tenho pena que obte por caminhos que nunca o tem favorecido e que não saiba aliar-se as pessoas certas para poder fazer um trabalho ainda melhor do que o que faz. Para que querer ser presidente da associação quando ja todos percebemos que em materia de pedagogia é dos melhores que existem na nossa universidade? Porque não integrar uma comissao de festas e desenvolver o seu trabalho de uma forma muito mais visivel e ai sim contribuir de forma positiva para melhorar a nossa instituição? Fica a sugestão… quem sabe no futuro…

    Mas ja agora aproveito para tambem para fazer uma critica construtiva…

    E a associação académica que tem a dizer de todas estas palhaçadas que tem acontecido e que tem sido divulgadas pelo colega Costa?
    Será que o blog e o site da associação académica só servem para divulgar festas??? E pedagogia meus amigos não fazem nada? Não digo que não trabalhem no assunto mas e que tal de vez em quando lembrarem-se de dar a conhecer aquilo que fazem? É que podem fazer muita coisa mas se não divulgarem nada nem os alunos tem conhecimento das “porcarias” que se passam nem voces caros colegas da AA ficam com os louros desse trabalho, pior ficam com o rotulo de mais uma comissão de festas. Alias é o que tem sido e o que ja se esperava que fossem…

    Pode ser que assim se sintam picados e comecem a mostrar mais o que andam por ai a fazer sem ser festas… Sim porque a essas toda a gente vai!!!

    Saudações academicas

  4. Vamos, portanto, votar em alguém SÓ porque sim… não há informação pra nada…

    Confesso que isto me parece MUITO PRECIPITADO… E estranho tendo em conta toda esta conjuntura Conselho Geral – Senado… processos atrasados, coisas fora de horas…

    A mim parece-me uma história “para inglês ver”!

    A ver vamos como isto acaba..

  5. Caro JC,
    permita-me que, na minha triste ignorância de aluna desinformada lhe ponha um par de questões:
    1) Por que razão FCT, FCHS e Portimão não têm responsáveis por Comissões Eleitorais neste documento? Não terão mesas de voto? Não podem votar? Mas afinal o Senado não supõe a representação de todas as unidades orgânicas?

    2) Que raio de eleições são estas em que não conhecemos candidatos e que não apresentam restrições sequer temporais à apresentação de candidaturas?

    Acabo esta minha intervenção alertando quem de direito que NEM OS ALUNOS SABEM O QUE É E PARA QUE SERVE O SENADO e, não havendo toda uma linha de orientação de candidaturas de forma coerente, NÃO ESPEREM QUE OS ALUNOS VÃO VOTAR.. e tenho dito.

    E se cada aluno votar em si próprio.. quem é eleito? Pois :/

    As ditaduras apoiam-se na ignorância das massas….

    Cumps.

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s