"FEUAlg Sensation" termina em assalto à FCT

Assaltaram os laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia, antiga FERN.

De acordo com fontes desta Unidade Orgânica, foram furtados alguns equipamentos das suas instalações situadas no edifício 9, entre a noite de 26 de Maio e a Madrugada de 27 de Maio. Até a data desta publicação, um computador e uma balança de precisão estão a “monte”…

Convém aqui referir que o edifício 9  alberga a Faculdade de Economia (1/3) e parte da nova FCT (2/3).

Referiram ainda, que o edifício habitualmente está fechado, mas que, devido à festa de encerramento da 8ª Semana da Faculdade de Economia o fecho de algumas portas de acesso deu-se após o término do evento (por volta das 02h00). se realizar no átrio do edifício,

“Visto as outras portas do edifício estarem encerradas, é lógico que desconfiamos que os amigos do alheio se tenham infiltrado através da festa.” Foram encontrados vários vestígios de sangue pelo edifício…“Através da festa ou não, o certo é que o assalto existiu.

“Esta não é a primeira vez que desapareceram equipamentos dos laboratórios,  só em balanças de precisão são já algumas centenas e muitas de euros…”

Como diz o ditado “casa roubada trancas à porta”.

Anúncios

19 pensamentos sobre “"FEUAlg Sensation" termina em assalto à FCT

  1. Pois cara Sofia,

    Este problema vai muito para além dos muros da Universidade do Algarve.

    É uma questão que envolve a Câmara de Faro, UAlg e empresa transportadora EVA..

    Aconselho-te a pedires por escrito os porquês desta situação ainda vigorar às entidades acima mencionadas e partilhares essa informação connosco. Todos juntos poderemos fazer coisas fabulosas..

    Fica o desafio.

    Saudações

  2. Boa tarde Joaquim Costa.

    Sou aluna de mestrado na Faculdade de Economia e vivo em Faro, e com isto tenho um grande problema é que as aulas acabam as 22h00 e o último autocarro sai às21h30.

    Falei com o director da faculdade e ele disse que há falta de alunos para justificar a vinda de uma autocarro, o que acho estranho pois tenho mais colegas a pedir boleia de outros colegas e ainda uma professora que não tendo carro paga um taxi para ir para casa, agora pergunto o que poderei fazer (onde é que me devo dirigir) e será que podes ajudar neste problema.

    bjs

  3. Que existem casos que te deixam de oca aberta acredito plenamente. Mas não referiste nenhum, o qué se torna difícil ter em atenção seja lá o que for.

    Escreve um artigo que eu publico na boa, mas fundamentado por favor…

    Saudações

  4. Boas estudante….

    O anonimato não me faz confusão, antes pelo contrário e no meu artigo vais perceber porquê.

    Faz um artigo sobre a tua unidade orgânica com referencias a casos concretos que tenham acontecido…

    O meu artigo será publicado quando me enviares o teu. Tenho dois exames nos próximos dias…mas prometo um artigo que falarei o que ainda ninguém falou até hoje..tolerância 0 para tabus…..

    Abraço

  5. Boas Malta
    Venho aqui deixar um repto a alguém que se interesse.
    O que acontece na FCHS, nalgumas áreas, é vergonhoso, é uma ditadura completa, os alunos têm medo de reclamar porque têm medo de represálias dos professores, os alunos não podem pedir revisão de provas, porque existe uma cumplicidade entre professores dentro dessas áreas.

    Tenham muita atenção, eu sei de casos que me deixam de boca aberta constantemente, da liberdade dos professores em fazerem tudo mas tudo mesmo o que querem. Não quero identificar-me pois acho melhor. Como já disse, há medo de reclamar sobre abusos por parte dos professores. Em algumas áreas, para os professores não existem regulamentos, não cumprem prazos, e passam impunes. Alguém que faça algo.

    Cumprimentos.

  6. Caro Costa…

    Colocaste-me numa posição da qual “não tenho” saída lol Não te posso exigir que mais uma vez dês o peito às balas e dês a cara e negar-te o desafio que me colocas. É óbvio que não poderei recusar o teu desafio portanto podes esperar que o meu artigo chegará com toda a certeza ao teu email.

    As únicas coisas que não te poderei prometer é quando o farei (mas tentarei ser breve) nem que me irei identificar. A coragem não é uma virtude ao alcance de todos… Mas por vezes é melhor ser discreto do que dar nas vistas… assim sabem-se mais coisas 😉

    Já agora se tiveres algum assunto em especial sobre o qual queiras que eu explane a minha opinião estou aberto a sugestões…

    Saudações

  7. Caro estudante,

    Fico lisonjeado pelo teu reconhecimento, muito francamente.

    As minhas motivações são sempre as mesmas desde que me conheço por pessoa. Todos nós merecemos respeito independentemente da cor, do status social ou convicções seja de ordem religiosa ou politica.

    Tocaste em questões extremamente interessantes que teria todo o gosto em discuti-las sem tabus como é usual neste site.

    Aceito o teu desafio e farei um artigo de opinião abordando os vários tópicos que ao longo do teu comentário pude identificar, com uma pequena condição:

    Um artigo de opinião da tua autoria sobre qualquer assunto relacionado com a UAlg. Não tem de ser extenso nem curto, apenas razoável e claro como o teu comentário foi.
    Só tens de enviar para: determinado21@gmail.com.

    Podes enviar anonimamente ou como entenderes. De qualquer forma, a confidencialidade neste site está sempre assegurada.

    Confirma por favor???

  8. Boas costa.

    Não posso deixar de te dar os parabens pelo excelente trabalho que tens vindo a realizar.

    Tenho de ser sincero e dizer que ainda não consegui descobrir quais as tuas verdadeiras motivações, sim porque alguem que enfrenta o sistema como tu enfrentas so pode ter alguma motivação muito grande por trás para fazer aquilo que tu fazes, pondo a nu todos os podres da nossa instituição que de nobre pouco tem! mas também não estou a espera que me digas né!? lol cada um tem as suas motivações tu terás as tuas e concerteza que não as quererás partilhar com todos os que visitam o teu site.

    Tenho de concordar contigo e dizer que aquilo que se vive na nossa instituição é nada mais nada menos do que uma verdadeira anarquia! Cada um faz o que quer, o reitor toma as decisões que quer e bem lhe apetece os professores fazem o mesmo aliás como sempre fizeram e no fim quem se lixa sempre são os alunos. Sim pessoal somos nós que lhes pagamos o ordenado que eles recebem ao fim do mês e o que é que ganhamos com isso? melhores condições de estudo? mais material de apoio? mais qualidade nas aulas? melhores professores? nah!!! o que ganhamos com isso é arrogancia e birra por parte dos professores que tem verdadeiramente o rei na barriga e a faca e o queijo na mão e se respingas muito bem que podes levar anos a tentar fazer a cadeira que enquanto o professor se lembrar e for o docente da cadeira nunca a irás conseguir fazer.

    Caros colegas isto que aqui se tem relatado nos ultimos dias não é nada de novo, todos sabemos que isto acontece e aliás de certeza que ja sofremos do mesmo, é por isso que temos de tirar o chapéu a este senhor de seu nome Joaquim Costa que tem lutado contra este sistema podre que é a nossa universidade!

    Ainda mais dificil se torna a tua tarefa porque quem nos devia defender (leia-se associação académica!!!) está completamente conivente com esta podridão! Tu sozinho sabes e fazes mais do que 25 pessoas!!! Podem vir dizer que o trabalho se faz por trás e não é preciso andar ai a cantarolar e a pregar que fiz isto e aquilo ou que resolveram este e aquele problema mas dar mais informação aos alunos não lhes ficava nada mal afinal de contas uma das funçoes de uma associação académica é defender os alunos mas tambem mante-los informados daquilo que se vai fazendo e não é só propagandear festas! Essas nem sequer precisam de ser anunciadas basta lançar a noticia que ela depressa se espalha. Agora pergunto para que ter um site (dg), dois blogs (dg e magna) mais um twiter e faceboks e etcs se neles nada se anuncia?

    O site da dg vai sendo actualizado pelo desporto mais umas noticias da treta que não interessam a ninguem e isto quase de duas em duas semanas. O blog da magna nem sequer se fala! É uma verdadeira vergonha, de informativo não tem nada. Depois do excelente trabalho realizado no ano passado os actuais membros da mesa da assembleia magna deviam ter vergonha de utilizar o mesmo blog do ano passado. É gritante a falta de informação e o desleixo evidenciado, como é que se admite que se passe 1 mês sem dar noticias? será que nada de interessante se passou durante esse tempo? Sei que foi a semana académica mas sinceramente… pelo menos podiam ter disfarçado melhor o desinteresse que tem em nos manter informados. Mas tambem de outra coisa não estava espera, só digo isto… a lista que ganhou serviu unicamente para que a Irina não pudesse ganhar mas sinceramente se calhar fazia melhor figura do que voces tem feito. estamos a metade do mandato e quantas magnas ja se realizaram? hum… 1! espectacular…

    E ja que tamos numa de desabafo como é que é admissivel que a dg da aaualg so tenha apresentado o plano de actividades e orçamento à 1 semana!??? Depois de arraiais, semana académica, ENDA, roller challenge e todas as outras actividades so agora ter sido apresentado (e aprovado como é obvio) o plano de actividades e orçamento é provavelmente a maior vergonha a que se assistiu o ultimos tempos numa DG!!! E isto com a conivencia como é obvio dos amigos da magna e do concelho fiscal que tem como objectivo fiscalizar as contas… Então mas como é que fiscaliza contas sem ser apresentado e aprovado um orçamento? Como é que permitem que se realizem actividades sem estarem devidamente aprovadas e orçamentadas? É vergonhoso!!!!

    Mas estes factos a poucos interessam o que interessa é quando é que se vai realizar o próximo arraial e como irá ser a proxima RC.

    Olha Costa despeço-me dizendo-te o seguinte: é por esta conivencia e este compadrio que existe entre a nossa instituição e os nossos representantes que isto nunca irá andar para a frente e digo-te mais, por tu seres o unico que rema contra o sistema é que provavelmete nunca irás conseguir ser eleito para uma DG… infelizmernte. Acho que conseguirias fazer um bom trabalho!

    Deixo-te um repto, tendo sido tu um dos ultimos candidatos a presidente da DGAAUAlg de certeza que te continuas a preocupar com tudo aquilo que envolve os estudantes e como tal concerteza que terás uma palavra a dizer sobre estes assuntos que aqui abordei.

    Deixo-te o repto de fazeres um post com a tua opinião sobre a actual situação da nossa associação académica, de certeza que este não é um assunto que te deixe indiferente. E estando o estado da actual dg tão mau como esta penso que tens o dever de o fazer. No fim de contas és o unico que ergue a voz para defender os interesses dos alunos nem que para isso seja preciso ir contra tudo e contra todos.

    Sejam quais forem as tuas motivações esse é um mértio que ninguem nunca te poderá tirar.

    Saudações académicas

  9. Caro André,

    Não querer comentar um projecto de documento que não está disponível para discussão e que ainda será alvo de ajustes, não significa que não saiba patavina do que se fala em relação ao mesmo.

    Mas visto que tu sabes e muito, e tens uma cópia, é teu dever partilhar com os teus colegas para caso entendam, dar o seu contributo. Não tenho esse esboço, mas se quiseres facultar estás na boa..

    Patavina não é o termo meu caro. E depois, não é regulamento e quem está a trabalhar no mesmo não está interessado em recolher os contributos da comunidade académica, caso contrário, lançavam a discussão com todos os interessados…

    O blog da AAUAlg faz referência ao novo regulamento, mas não o disponibiliza…engraçado..?

    Mas não é ai que queres chegar pois não?…lol…

  10. Caro Nuno Fonseca,

    Tenho o maior prazer em comentar o projecto de Regulamento Geral de Avaliação que está na forja, mas não o tenho, nem está disponibilizado para consulta publica.

    Seguramente posso afirmar que o 12 ainda vigora apenas na ESGHT e a tendência não é alargar este critério às outras unidades orgânicas claramente.

    O ISE foi a última escola abolir o 12 nota mínima, por manifesta vontade da maioria dos alunos. Não foi fácil mas conseguiram. Quando os alunos da ESGHT quiserem, também conseguirão…

    O Regulamento Geral de Avaliação não pode ter sido aprovado!

    No âmbito da coordenação académica, o senado tem de Pronunciar-se sobre os processos de avaliação interna da Universidade, das unidades orgânicas, dos cursos, dos serviços e das actividades, visando a melhoria do rendimento académico;

    Fonte: alínea d), nº 3 artigo 38 dos Estatutos da UAlg

    Se está homologado, foi mais um de muitos actos ilegais que por aqui acontecem.

    De qualquer das formas, se encontrares o esboço deste regulamente envia-me e falamos com mais conhecimento de causa.

  11. Boa tarde Ana Joaquina,
    Antes demais, devias te informar perante o núcleo se existe algum problema de alunos por resolver e aí sim podias falar!!!
    Nós sempre resolvemos tudo o que apareceu e digo-te mais, por acaso já recebeste algum certificado das conferências dos anos anteriores?
    Penso que não e se recebeste diz-me como fizeste porque eu não tenho nenhum e também quero.
    Qualquer assunto que queiras esclarecer podes vir directamente ao núcleo, caso exista algum problema por resolver que nós resolvemos se estiver ao nosso alcance.
    Cumprimentos,
    Diana Santos

  12. Boas…

    Sou aluna da faculdade de economia, e posso dizer que estou estupefacta perante isto, mas pronto, também um bocado triste.

    Este foi o pior núcleo que eu conheci como estudante desde a 5 cinco anos que cá ando. Isto também acontece a quem perde tempo a entreter os alunos da FEUALG em vez de trabalhar naquilo que interessa aos alunos.

    Obrigado Joaquim e continuação de bom trabalho.

  13. Boas Joaquim,
    o que eu queria saber é o que é que a UAlg vai mudar com este novo regime de avaliação.
    Vai ser necessário ter 12 valores às cadeiras para se ter aprovação?

    Faz um pequeno apanhado do que achas mais relevante e das principais mudanças que provavelmente vão ocorrer para o ano que vem. Ou o novo regime já foi aprovado?

    Obrigado,
    Nuno Fonseca

  14. Boas Nuno,

    Eu não fui a essa tertúlia, pois só umas horas antes é que tive conhecimento da mesma. O que não significa que não esteja a par.

    Sê mais especifico e diz-me exactamente o que pretendes que eu comente.

    Dá-me os tópicos e eu desenvolvo na boa..

    Atenciosamente

  15. Boas Joaquim,
    será que podias fazer um pequeno apanhado, acerca do que é que foi discutido na Tertúlia sobre o novo regime de avaliação da UAlg?

    Ou quem sabe fazeres um pequeno post acerca disso…
    E com foco principalmente neste assunto: “a questão dos 12 valores nota mínima de aprovação às cadeiras”, que me deixou estupefacto!!!
    Obrigado.

    Cumprimentos,
    Nuno Fonseca

  16. Boa noite…

    Posso confirmar que não é a primeira vez que desaparecem equipamentos dos laboratórios da FCT. Com conhecimento de causa, conheço alguns casos que aconteceram no edifício principal da FCT o que fica de frente à biblioteca…

  17. Pois…quem assume as culpas não faço a ideia, até pq, não se pode dizer com toda a segurança que a porta de entrada tenha sido pela Faculdade de Economia. Quem vem mal intencionado, vem preparado e determinado em atingir os seus intentos.

    Depois, é sabido que existem comportamentos de risco, por parte de algumas pessoas que trabalham nesses laboratórios.

    Eu quando saio de casa fecho a porta por uma questão de prevenção. Não estou há espera de pessoas mal intencionados, mas se aparecerem, a sua tarefa não vai ser facilitada com certeza.

    Uma questão a reflectir…

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s