Provedor do Estudante: “Um trono sem Rei”

O titulo é bastante sugestivo ao ponto de percebermos que o Conselho Geral da Universidade do Algarve está com óbvias dificuldades, em encontrar um candidato que reúna o perfil indicado nos estatutos da Universidade do Algarve.

Para já, o grande obstáculo é o facto de a escolha dos candidatos ter de recair entre individualidades que não pertençam à Instituição por força do nº 1, artigo 17º dos estatutos da UAlg.

O assunto já foi abordado pelo menos em duas reuniões do Conselho Geral e tanto quanto me recordo, essa responsabilidade em primeira instância ficou a cargo dos estudantes, depois estendeu-se aos restantes membros do órgão.

Já definiu-se prazos para apresentação de candidatos, e mesmo assim, os únicos candidatos indicados não reúnem os requisitos atrás citados, devido à ligação com a instituição.

Entenda-se que o que está em causa não é as qualidades dos candidatos mas o que os impede de o ser. Vejamos:


O assunto há bem poucos dias atrás, estava a ser analisado pelo Gabinete Jurídico da universidade. Contudo, parece bastante pacífico que terá de ser agendada uma nova data para apresentação de candidatos. Enquanto isso, estamos com um atraso de 1 ano, 3 meses e 9 dias conforme pode-se constatar no quadro 2.


Por outro lado, receio que o alongamento da situação sem um fim à vista, possa justificar uma revisão de estatutos de forma a eliminar o nº 1 do artigo 17º dos estatutos da Ualg.

Enquanto membro do Conselho Geral, gostaria de receber algumas sugestões que eventualmente se poderão traduzir em candidatos.

Por favor colaborem…

Anúncios

2 pensamentos sobre “Provedor do Estudante: “Um trono sem Rei”

  1. “Ninguém como ele, defenderia os estudantes da UAlg”.

    Em que é que te baseias, para fazeres uma afirmação deste tipo?

  2. A melhor pessoa para ocupar o cargo de provedor do estudante da Universidade do Algarve é o Eng. Augusto Miranda, actual programador do Allgarve. Para além de ter sido recentemente, Vereador e vice-presidente da CMF, foi, durante largos anos, Presidende do Conselho Directivo da Escola Secundária João de Deus. Ninguém como ele, defenderia os estudantes da UAlg.

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s