Universidade do Algarve: Acusação de crime a João Guerreiro só surgiu após eleições para a reitoria

O reitor da Universidade do Algarve (UAlg) estranha que a denúncia de que teria cometido um crime de abuso de poder, ao criar o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, apenas tenha sido apresentada em Dezembro de 2009, quando o despacho que levou à sua constituição «foi emitido em Agosto de 2008».

Numa reação à denúncia feita por Adelino Canário ao Ministério Público, entretanto arquivada (ver peça anexa), João Guerreiro fez questão de salientar esta questão. 

«Dir-se-ia que, tendo havido inúmeras oportunidades para colocar a questão, designadamente logo após a decisão, o que seria o mais plausível, ela só parece ter sido considerada pertinente por força da eleição do Reitor», referiu.

Adelino Canário, que além de professor é igualmente o responsável pelo Centro de Ciências do Mar (CCMar), um centro de investigação que funciona na UAlg, nunca escondeu que não apoiava a candidatura de João Guerreiro a reitor, defendendo publicamente que o cargo deveria ser ocupado por uma figura com projeção e currículo internacional. 

Nas eleições dos membros do corpo docente que iriam ocupar a maioria dos lugares do recém-criado Conselho Geral da UAlg, uma estrutura nova que pode ser equiparada ao Conselho de Administração de uma empresa, o investigador encabeçou a lista que mais elementos conseguiu colocar nesse Conselho, no subsistema universitário, angariando quatro dos nove lugares disponíveis, numa disputa a três.

15 de Setembro de 2010 | 15:00

Hugo Rodrigues

Fonte: Jornal Barlavento Online (http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=44466)

Anúncios

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s