Alterações de fundo Época Especial de conclusão de curso 2011/2012

O Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Algarve para o ano lectivo de 2011/2012 contém alterações de fundo no que diz respeito a esta matéria. O limite de disciplinas a que os estudantes poderiam se inscrever na época especial de conclusão de curso passa de duas cadeiras anuais ou semestrais para duas anuais ou quatro semestrais (ponto 5 do artigo 12º do Regulamento Geral de Avaliação 2011/2012).

Da perspectiva dos estudantes é uma medida que traz mais equidade se tivermos em conta por exemplo que uma cadeira anual representa em termos de ECTS o mesmo que duas semestrais. Por outro lado, representa uma perda de receita “extraordinária” para a universidade conforme poderemos observar no quadro seguinte:

O que o quadro demonstra é que qualquer estudante que tenha 30 ou menos ECTS para concluir o seu curso deve inscrever-se a Tempo-Parcial de modo a pagar apenas as cadeiras em que se inscreve (artigo 4º do Regulamento de Estudante a Tempo-Parcial).

Esta simulação é feita com os números de alunos inscritos referentes ao ano lectivo de 2009/2010 pois são os únicos oficiais que foram disponibilizados, todos os outros dados são referentes a 2011/2012, o que nos permite ter a noção do alcance económico da medida. Com esta alteração a UAlg abdica de aproximadamente 298.212,25€, sendo certo que este valor flutua de acordo com o número de inscritos. 

No que diz respeito a este ano lectivo de 2010/2011 que termina oficialmente a 30 de Setembro,  todos ou quase todos os pedidos de inscrição que vão para além das duas unidades curriculares  têm sido sumariamente negados.

Regulamentação associada:

Regulamento Geral de Avaliação 2011-2012

Regulamento do Estudante a Tempo-Parcial

Implementação do Estatuto de Estudante a Tempo-Parcial

Parecer do MCTES sobre implementação do Regime Tempo-Parcial

Anúncios

11 pensamentos sobre “Alterações de fundo Época Especial de conclusão de curso 2011/2012

  1. Já perguntei nos serviços académicos e um estudante em tempo parcial na época trabalhador estudante só tem direito a 1 exame, mas depois na época especial para final de curso tem direito a 4 semestrais ou seja, tem os mesmos exames que os outros que se inscrevem no regime normal..
    abraço

  2. A cada dia que passa mais admiro este homem. Sempre disponivel para ajudar.

    A forma como agradeces a resposta da “aluna de economia” que obviamente não queres identificar, é muito genuína e até tocante a forma como o fazes.

    És um exemplo sem paralelo no associativismo muito diferente do que assistimos atualmente.

    Todos os estudantes deveriam fazer-te uma vénia porque realmente mereces uma estátua.

    O meu obrigado e peço-te que nunca deixes de escrever seja aqui ou noutro espaço qualquer.

    Não és grande, és enorme, és um gigante enquanto pessoa e enquanto ser humano!

  3. Boa noite Joaquim,

    tomei nota do que disseste na última mensagem e agradeço.

    Como não obtive resposta desde do dia 11 desloquei-me à Ualg, obtendo a resposta final apenas ontem.

    Em relação à minha situação acabei por me basear na Portaria n.º 886/83 de 22 de Setembro, artigo nº7 e nº8 alinea c) : «­ Em relação às épocas de recurso e especial, o reitor poderá igualmente fixar um número máximo de exames para alunos em determinadas situações, atentos problemas específicos de uma disciplina, ano, curso ou estabelecimento».

    A minha interpretação para um problema especifico de uma disciplina seria das três por fazer apenas duas seriam aceites, logo teríamos “o problema específico de uma disciplina” para a obtenção de um grau/diploma. Mas claro, como sempre, pode ter várias interpretações ajustáveis e esta não seria uma delas segundo o Regulamento 2010/2011… Assim sendo e por outros motivos, não foi aceite segundo o Sr.Sub- Reitor.

    Bem, como se costuma dizer quando uma porta se fecha,abre-se uma outra porta(s)!

    Já reparei na publicação feita por ti relativamente às” Alterações de fundo na Época Especial de Conclusão de Curso para o ano lectivo de 2011/2012″. Se não te importares vou partilhar é bastante importante.

    Obrigada Joaquim, votos de bom trabalho.

    Beijinho.

    Ver Portaria n.º 886/83 de 22 de Setembro:
    https://ualgprofunda.files.wordpress.com/2011/09/portaria-886-83-de-22-de-setembro.pdf

    • Boa noite ” Aluna de Economia”

      Antes de mais agradeço a amabilidade de me dares o feedback do teu pedido.

      Fiquei profundamente surpreendido pelo caminho que seguiste. Para quem anda nestas andanças à já algum tempo, é com enorme satisfação que vemos alguém com o tipo de iniciativa que tiveste. Normalmente a malta faz tudo às sete pancadas na esperança que algo de bom aconteça, enfim…Pelo menos foste ao fundo da questão. É um bom exemplo da atitude que se deve ter em relação a estas matérias e em tudo na vida.

      Uma vez mais obrigado por me proporcionares um momento raro nos dias que correm. Só por isto vale a pena escrever e tentar informar todos os colegas.

      Sempre que precisares

      Joaquim Costa

  4. obrigado..assim que tiver informações vou partilhar com o fórum..abraço e continuação de bom trabalho

  5. Boas…eu gostava de saber se eu me inscrever a estudante a tempo parcial a quantos exames de epoca especial posso fazer?? ja houve por ai rumores que quem tinha esse estatuto nao ia poder fazer exame de trabalhador estudante e finalista..abraco e bom trabalho

  6. Antes do ano lectivo de 2009/2010 o montante era ainda maior se atendermos que independentemente de um aluno se inscrever a uma ou quinze disciplinas (já com os 18 ECTS suplementares) pagava a propina por inteiro. Com estes dados a soma cifrava-se em 630.540,00€. Só em 24-08-2009 foi homologado o Regulamento de Estudante a Tempo-Parcial que permite pagar individualmente.

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s