Licenciados em Dietética e Nutrição pela UAlg já são credenciados pela ACSS….

É com grande satisfação que anunciamos que os licenciados pós-bolonha em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, após um ano e muito de espera, já podem solicitar a Cédula Profissional à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Chegou ao fim um impasse que impediu muitos licenciados deste curso, de abraçar oportunidades de carreira em Portugal e no estrangeiro. De acordo com a Directora do Curso supracitado, Professora Mónica Caixinha, as questões legais já foram ultrapassadas. O pesadelo chegou ao fim de acordo com o conteúdo do email que enviou aos interessados.

No contacto que mantivemos com um licenciado afectado por esta questão, afirmou-nos que está como São Tomé: “Ver para Crer!”

Assim que seja emitida a primeira Cédula Profissional, fazemos questão de aqui anunciar e publicá-la, para que não restem quaisquer dúvidas que a questão está mesmo ultrapassada.

 Citando a Directora do Curso:

«Caros colegas,

Venho desta forma informar que a Universidade do Algarve já consegui finalmente desbloquear esta situação das cédulas profissionais.

Dado que tivemos conhecimento que até à data, apenas um reduzido número de licenciados solicitaram a cédula profissional à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), é importante que o façam com a maior urgência, uma vez que até à entrada em funcionamento da Ordem dos Nutricionistas e Dietistas, quem pode passar as cédulas é a ACSS.

 Com os melhores cumprimentos,

 Mónica Caixinha

Diretora do Curso de Dietética e Nutrição

Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve»

Anúncios

10 pensamentos sobre “Licenciados em Dietética e Nutrição pela UAlg já são credenciados pela ACSS….

  1. mas agora não é a ordem dos nutricionistas e dietistas que regula a profissão? É obrigatório a inscrição nessa ordem para se poder exercer a profissão segundo a informação de que em 14 de Dezembro de 2010 é publicada em Diário da República, (1ª série nº 240), a Lei nº 51/2010, de 14 de Dezembro, que cria a Ordem dos Nutricionistas e aprova o seu Estatuto. Com entrada em vigor a 1 de Janeiro de 2011, passará a regular a profissão de nutricionista e a profissão de dietista.

  2. Olá Joaquim,
    Sou licenciada de 2010/2011 e realmente espero que agora quando for fazer o meu pedido de cédula esta história esteja mesmo resolvida, tendo em conta que a direcção de curso ja se manifestou e pediu para que o fizessemos. No entanto eu desde junho ou julho soube que esse assunto estava resolvido por isso fiquei descansada. Mas quando li a noticia aqui e tendo em conta que ainda não tinha efectuado o pedido temi mesmo pelo meu futuro como Dietista.
    Realmente pelos comentários que li .. uma factura não comprova nada. Mas sei de casos de colegas que pediram a cédula e não receberam nenhuma notificação que esta não poderia ser emitida, logo todos pensamos que isso já estava resolvido. Se calhar é isso que se está a tentar explicar…
    Por acaso ao ler a tua resposta, soube recentemente que, para ir trabalhar para fora de Portugal, não é só a cédula profissional que conta mas sim um outro documento equivalente. Por exemplo, informei-me para ir trabalhar para inglaterra, escócia.. teria de ter um documento HTC (Jealth Professions Council). Concerteza por cada país da europa pedirá documentos assim.. digo eu. Mas isto é uma coisa que lá na Escola muitos professores não sabem nem informa os alunos… Infelizmente é isso que temos.

    Mas fora isso tudo, Agora que o assunto parece estar resolvido o pessoal devia era limitar-se em ir pedir a dita cédula e pronto. Agora vir aqui bater no ceguinho não me parece muito bem, porque além do mais como tu disseste e bem, foste o mensageiro Joaquim.

    Realmente se na ESSUAlg os alunos e ex-alunos conseguissem serem ouvidos e levados a sério e houve uma outra postura por parte da própria direcção da escola, situações dessas seriam desnecessárias.

    A ti Joaquim agradeço por teres acompanhado o caso e teres feito este post a mostrar que já houve uma alteração. e Bem bom.

    Cumprimentos

    • A/C – Raquel

      Em junho ou Julho não estava resolvido e isso poderás comprovar no artigo em que a situação é exposta. Estão lá os emails trocados com a ACSS e não restam dúvidas que não estava resolvida. Até 19/10/2011 não estava…

      Se a situação está realmente resolvida, a ver vamos, porque só depois da primeira cédula ser emitida é que saberemos se realmente o entrave burocrático está ultrapassado. Esperamos todos que sim.

      Quanto aos professores, ninguém espera que saibam tudo, mas, existe um mínimo e estas coisas devem estar sabidas e na ponta da língua. Infelizmente não estão…

      Com os melhores cumprimentos,

      • Pois entendo o que dizes. Mas iremos aguardar então…

        Até lá, espero que erros desses sejam tido como exemplos de má organização. Desde que Bolonha entrou só ocorreram erros e nunca vi a escola se responsabilizar em qualquer percentagem, por estes.

        Tenho muita pena que assim seja.

        Cumprimentos mais uma vez.

  3. Antes demais Joaquim e como ex-aluna do derradeiro ano de 2006/2007 quero agradecer-te por tudo o que fizeste! Acho que é de uma tremenda falta de bom senso o comentário feito por alguém que se intitula “Dietista” e parece que de Dietista não tem nada, pois se tivesse andava melhor informada sobre esse assunto!! UMA FACTURA????? Diga-me que credibilidade teria eu ou qualquer profissional a entregar UMA FACTURA como comprovativo de cédula num concurso público!!! TENHAM DÓ DE MIM!!! E informem-se por favor antes de virem dizer asneiras de tal grau… Devíamos estar todos gratos porque foi GRAÇAS A TI que conseguimos MAIS QUE UMA FACTURA mas sim UMA CÉDULA… A minha alma ainda esta parva com o que vi escrito acima… UMA FACTURA…. MEU DEUS….

    OBRIGADA JOAQUIM, ANTES DE EMITIREM COMENTÁRIOS PARVOS DEVIAM IR DAR-TE UM BEIJINHO EM CADA DEDO DO PÉ!!!

    • Minha cara “Até bati mal”..

      Agradeço o comentário, mas o grande mérito não é meu. É sim de alguém que não posso identificar, mas que lutou para que este desfecho fosse possível. Lutou por ele/a e pelos os colegas mesmo que alguns não merecessem, apenas fui o mensageiro. Se a minha acção ajudou, óptimo, nada me faz mais feliz do que isso!

      Quanto ao cujo comentário, pois…cada cabeça a sua sentença.

  4. Caro Joaquim,

    Gostaria de deixar claro que, eu considero a tua iniciativa em expor determinados assuntos que ocorrem na nossa academia. No entanto, espero que estejas ciente de que aquilo que fizeste veio tarde. Infelizmente, não gostei, como aluna de Dietética e Nutrição Licenciada na Escola Superior de Saude do Algarve ver exposto aqui, um assunto que já está resolvido desde Julho de 2011. Tenho a dizer-te ainda que a emissão de cédula profissional demora efectivamente o seu tempo (vivemos em Portugal…), mas a partir do momento que existe uma factura emitida e a minha folha de requerimento na mão e caribado pela ACSS drm um parecer negativo, quero crer que efectivamente que este assunto esteja resolvido.
    Por outro lado Joaquim gostaria que tivesses noção do quanto negativo foi esta exposição, sem qualquer tipo de actualização (que n~ºao tem de ser feita por ti OBVIAMENTE), para todos os alunos de Dietética e Nutrição Licenciados na ESSUAlg tendo em conta que temos uma crianção recente de uma Ordem que já é a confusão que é e o que querem efecvtivamente é motivos para não aceitarem Dietistas. E isto Joaquim, não tem nada a ver com a escola em que se tira um curso.
    Também Joaquim, nunca deixamos de ter credibilidade por causa de um papel. Só nos concursos públicos é que é efectivamente exigido esse documento até então ninguém nos pede. OBviamente que se é algo que existe e é aconselhado pela Associação Portuguesa de Dietistas então efectivamente eu devo ter direito a esse documento.
    Joaquim Gostei da tua atitude de dizeres que o assunto está resolvido, mas já estava quando o publicaste no dia 19 de Out. E no entanto só falaste em nomes de Professores, o que considero grave. Tendo em conta que o maior entrave em termos de tempo foi da Reitoria e Serviços Académicos da UALG. No entanto, não foi correcto a forma e o procedimento destes professores mas isto quem pode e deve julgar é efectivamente os alunos de Dietética e Nutrição da ESSUAlg.

    Cumprimentos para ti Joaquim.

    • Cara “Dietista”

      Neste espaço de opnião, a pluralidade é um factor primordial. O seu comentário é infeliz e questiona-nos os seus reais motivos. Mas optamos por uma atitude pedagógica. Veja lá:

      1 – «como aluna de Dietética e Nutrição Licenciada na Escola Superior de Saude do Algarve ver exposto aqui, um assunto que já está resolvido desde Julho de 2011»

      Antes de emitirmos uma opinião, devemos certificar-nos que temos toda a informação disponível, bem presente. Se reler os comentários do artigo que expõe o problema, verá que ACSS afirma claramente que não pode emitir as Cédulas Profissionais. Essa informação é muito recente. Não quer ou não consegue ler? Os emails originais estão disponíveis para consulta, como deve calcular, não fui eu que os escrevi.
      Como pode verificar, a situação estava longe de estar resolvida.

      2 – «gostaria que tivesses noção do quanto negativo foi esta exposição»

      O negativo é a imagem que você está a passar do curso com o comentário que fez e como o fez. É certo que este espaço não tem o propósito de dar aulas de Português, mas o seu é mesmo mau, o que realmente não abona nada à credibilidade do curso que diz frequentar ou frequentou, é a sua falta de “massa crítica” ou desonestidade intelectual. Não sei qual delas tem mais ponderância.

      3 – «nunca deixamos de ter credibilidade por causa de um papel» e logo a seguir afirma «Só nos concursos públicos é que é efectivamente exigido esse documento »

      Afinal reconhece ou não reconhece que existe ou existia um problema de reconhecimento do curso para exercer? Uma certa contradição não acha!? Mas para sua informação, a Cédula não é só útil para a função pública, é crucial para exercer fora de Portugal.

      4 – «como aluna de Dietética e Nutrição Licenciada na Escola Superior de Saude do Algarve»
      Nova contradição ou estamos todos mal informados… Pensava que a ESSUAlg apenas leccionava uma licenciatura nesta área, pelo que afirmou, parece que alargaram a oferta para os 2º Ciclos?

      5 – «a partir do momento que existe uma factura emitida e a minha folha de requerimento na mão e caribado pela ACSS (…) quero crer que efectivamente que este assunto esteja resolvido.»

      Realmente quando penso que já ouvi e já li toda a espécie de asneiradas, aparecem sempre mais algumas que me deixam perplexo. Ó minha cara, uma fatura não é sinonimo de nada, apenas comprova que solicitou a Cédula e que o preço a pagar é “X”. Apenas e tão só isso. Contudo, deixe-me que lhe informe que alguns colegas seus também tiveram direito à tal factura quando solicitaram a Cédula Profissional. Juntamente com a solicitação, enviaram um cheque que nunca foi descontado pela ACSS. Pagou como?

      6 – «No entanto, não foi correcto a forma e o procedimento destes professores mas isto quem pode e deve julgar é efectivamente os alunos de Dietética e Nutrição da ESSUAlg»

      Minha cara, não julgamos ninguém, apenas fomos os mensageiros. Como vê, quem veio tarde e mal foi você! Os factos e toda a informação relevante para qualquer juízo de valor está à disposição de todos e para que todos possam tirar as suas próprias conclusões.
      Não quero ser rude consigo, mas ainda tem muito, mas mesmo muito para aprender.

  5. Dá-me um tremendo gozo acompanhar as tuas “batalhas”, as tuas causas que não são tuas, mas que aceitas como tuas em prol de outros.

    Só posso admirar a pessoa que és e pela forma como pões toda a gente a se mexer!

    Ainda dizem que a exposição publica não ajuda? Aqui têm a prova que este espaço tem uma grande influência nos resultados finais de certos assuntos. Que ajudou lá isso ajudou.

    Um ano e tal de pedidos e mais pedidos e nada. Após 18 ou 19 dias depois de aqui ser exposto o problema, eis que magia acontece: Os licenciados já podem ter a sua cédula profissional.

    Não és Deus, mas estás ao nível das lendas!!!

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s