Guilherme Apolinário: “No final de 2011 a AAUAlg vai estar num autêntico brinco!”

Este título é retirado de uma reacção do anterior presidente da Direcção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve, Guilherme Apolinário, a um artigo que aqui foi publicado – Insolvência financeira na AAUAlg: Confirmado o fecho de Serviços e despedimentos em massa! – no programa radiofónico “Impressões” dinamizado em conjunto pelo “ jornal barlavento” no passado dia 07 de Julho de 2011.

“Neste momento, despedimentos não estão em cima da mesa, garantiu Guilherme Portada. E foi mais longe, assegurando que, quando acabar o seu mandato no final de 2011, a AAUAlg vai estar tão bem como há dois anos ou ainda melhor. A próxima direcção vai ter a casa perfeitamente arrumada a nível orgânico, de funcionamento e financeiro. No final de 2011, a AAUAlg vai estar num autêntico brinco”

Nessa mesma entrevista radiofónica, desmentiu igualmente que a Associação Académica da Universidade do Algarve não tinha dinheiro para pagar os subsídios de férias aos trabalhadores referentes ao ano 2011.

Tudo o aqui anunciamos foi confirmado pela actual Direcção Geral no passado 31 Janeiro de 2012 às 18h55, na sua página oficial: “AAUALG anuncia auditoria às contas”. Vejamos:

A Associação Académica da Universidade do Algarve anunciou hoje a decisão de ser pedida uma auditoria externa às suas contas, devido à grave situação financeira, assumindo dívidas a fornecedores e atrasos nos pagamentos de vencimentos aos 47 colaboradores, situação resolvida esta semana. 

O que a auditoria irá incidir em termos genéricos, é os contratos e possíveis comissões na contratação dos artistas que actuam nas Semanas Académicas e “Recepções ao Caloiro”, as concessões dentro dos recintos, a montagem dos recintos, e se, estão acordados por valores considerados razoáveis. Claro que os serviços serão avaliados, mas não é o cerne da questão.

O  caminho para o saneamento e estabilização das contas da associação passa pela obtenção de um empréstimo de 350 mil euros, que só foi viabilizado, após o aval da Reitoria e Serviços da Acção Social. Mesmo assim, será necessária uma reestruturação interna”, por outras palavras, os serviços deficitários poderão ser extintos e com isso, a dispensa de colaboradores. A auditoria ajudará a perceber, e de certa forma, orientar as decisões a tomar por muito difíceis que possam ser. Poderá ser mesmo uma questão de sobrevivência institucional.

UAlg Profunda sabe que para a AAUAlg obter o apoio da Reitoria e Serviços da Acção Social e de outras instituições envolvidas no processo, foi  “CINE QUA NON”  o afastamento de Guilherme Apolinário”, que recentemente foi criticado publicamente pelo actual Reitor, Prof. João Guerreiro (Ver artigo).

O que aqui importa realçar, é o futuro da academia, e nesse sentido, é tranquilizante ver o trabalho desenvolvido na base da colaboração transversal e vertical, existente na estrutura orgânica da AAUAlg. É um sinal de confiança que nos deve proporcionar algum alento, nesta Direcção Geral, que tiveram a coragem de avançar para uma missão que requer os melhores disponíveis. Estes “heróis” da coragem e da determinação responderam sim, num momento em que um não, poderia ter ditado o fim da AAUAlg tal como a conhecemos!

Para já e é de especial realce e por ser um procedimento que não tenho memória, é a transparência na informação disponibilizada à comunidade académica. Prova disso, é o comunicado a dar conta da situação actual. A situação é grave, é certo, mas já estamos no bom caminho, o tempo e todos nós, ajudaremos no resto.

Referências na Comunicação Social: http://www.sulinformacao.com/?p=14213&fb_source=message

.


Anúncios

7 pensamentos sobre “Guilherme Apolinário: “No final de 2011 a AAUAlg vai estar num autêntico brinco!”

  1. Realmente és de uma precisão brutal.

    Guardaste este excerto desta entrevista do então presidente da AAUALG estes meses todos, e eis que cirurgicamente o publicas para que todos possam tirar as suas próprias conclusões.

    O que gostaria que ficasse aqui dito, é que não é o Guilherme Portada o único responsável por toda esta situação. E então todos aqueles que pertenceram às duas DGAAUALG, fundamentalmente os tesoureiros, sim porque são eles que assinam as autorizações para os gastos, não são para aqui chamados!? Os Conselho Fiscais nada têm a dizer sobre este assunto!? Estão caladinhos como ratos de esgoto que são! Então nada têm a dizer em sua defesa?

    Estes jotinhas aspirantes a políticos tipo tiriricas têm mesmo de serem responsabilizados tanto pela incompetência como pela cumplicidade.

    Não quiseram competência! O resultado está à vista…

    Não sei como é que o costa ainda tem paciência para tudo isto. Ainda gostava de saber o que te realmente move. Dinheiro não é porque nada tens a ganhar, nem publicidade tem neste site. Gostava mesmo mesmo de saber o que move alguém a investir o seu tempo em prol de algo que nada acrescenta ao seu bem estar!!?

    Haverá resposta?

  2. Até aqui está tudo certo, mais não nos podemos esquecer de alguns dirigentes associativos, nomeadamente, os que excerceram funções nos últimos mandatos.

    Se bem me lembro, O Miguel Nicolau foi presidente do Conselho Fiscal e até emitiu um parecer bastante positivo a cerca das contas apresentadas num assembleia mágna. O que ele tem a dizer disto tudo?
    O tesoureiro desse mesmo mandata, Luís Gabadinho, o que tem a dizer? Não soube esplicar o desvio de 180.894,96€ nas contas apresentadas na Assembleia Magna.
    https://joaquimcosta.com/2010/09/28/desapareceram-180-89496-e-da-associacao-academica

    No segundo mandato de Guilherme Portada, o CF veia para as redes sociais, dar conhecimento dos entraves no acesso à informação e comunicação, encontradas na relação com o tesoureiro Pedro Oliveira.

    https://joaquimcosta.com/2011/04/28/direccao-geral-da-aaualg-recusa-se-a-mostrar-contas-ao-conselho-fiscal/

    São questões que a auditoria externa vão tentar responder.

  3. Lindo é ouvir a entrevista que o Sr. deu a dizer que “quem não deve, nada teme!”.
    Gostava de saber se existe algo dentro da cabeça dele ou se é apenas alojamento de um buraco negro.
    Esperemos pelos resultados da auditoria.. depois falamos ainda com mais razão!
    Força à actual DG!
    Continua com o bom trabalho, Costa !

  4. Aqui estamos novamente…

    A diferença em ler aqui a noticia e ler noutros espaços, é uma observação mais incisiva, se quiserem, um foco nos aspectos mais cruciais.

    Palavras para quê, quando o antes e o depois mostra a credibilidade de alguns discursos. Não tive conhecimentos da entrevista de Guilherme Portada ao Jornal Barlavento. Realmente….

  5. Pelos vistos, a “casa” ficou mesmo num “brinco”! Limpou-se tudo, só ficaram as dívidas.

    Vai ser curioso analisar qual o número de pessoas que anteriormente defendiam com unhas e dentes o ex-presidente e que agora pós-mandato o passarão a atacar. Tou desconfiado que irá perder metade dos amigos =P

    Mais um mandato socialista que chega ao fim e mais um pedido de “ajuda externa” que se inicia. São coincidências no mínimo, interessantes.

  6. Caro,

    Escolha uma cor mais carregada para o seu texto.

    Este cinzento manhoso lê-se mal.

    Cumprimentos,

    AN

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s