Eleições AAUAlg mandatos 2013: Parte 4 – Direção-Geral

Um quadro com tantos dados, intimida até aos mais experientes nestas coisas. Até para esses, essa é uma análise invulgar. Acredite se quiser…mas verá que a sua análise é facílima.

Começando da esquerda para a direita, a azul temos o número de efetivos da lista A por unidade orgânica e a representatividade na lista, e o mesmo se aplica aos suplentes com a cor Bordô. Depois, a cinza escura, temos o total de membros da lista A que incluem efetivos e suplentes e a representatividade total de cada unidade orgânica na Lista A. A verde temos a representação total de cada subsistema na composição da Lista A. Neste caso, o peso do subsistema universitário na Lista A é de 42,9% e no subsistema politécnico é de 57,1%. No meio do quadro, a preto, temos um equilíbrio gerado pelos desequilíbrios das duas listas em termos de paridade entre os dois subsistemas. Ainda assim, com ligeira incidência para o politécnico com 50,6% em termos de representação.

A primeira leitura que se pode fazer é que, existe uma aposta mais forte da Lista A no subsistema politécnico, que em termos de estudantes, é em maior número que o subsistema universitário. Indo um pouco mais fundo, vemos que dentro do subsistema politécnico, existe uma clara aposta na ESGHT com oito elementos, e no subsistema universitário, na FCT, com 10 membros, unidade orgânica da Presidente da Lista A.

Já o inverso sucede com a Lista B. A aposta está claramente no subsistema universitário estando este representado em 60,7% na constituição da sua lista. A incidência está na FCT com oito membros incluindo os únicos três suplentes, e na FEUAlg, com cinco membros, entre eles, o Presidente, Tesoureiro e Secretário-Geral da lista.

Relativamente ao subsistema Politécnico e tendo em conta que é quem tem o maior número de votantes, parece-me que a Lista B está claramente sub-representada com 39,3% dos 25 eleitos. Nenhum suplente, apenas um vice-presidente e um vogal na maior escola do politécnico (ESGHT) e um pouco melhor no ISE, com três membros, mas que se poderá revelar insuficiente.

A representação quase mínima da Lista B no subsistema politécnico poderá indicar dificuldades na escolha de membros deste subsistema para a constituição da lista. 

No caso da Lista A, o seu desequilíbrio no subsistema universitário é consciente e alinhado com uma estratégia. Por outras palavras, não foi o plano B, foi mesmo opcional. Senão vejamos o número de suplentes (24), daria para facilmente alterar a representatividade em qualquer unidade orgânica.

Em termos de divulgação e publicitação nas redes sociais, a Lista A lidera com 1091 “gostos” contra 713 da Lista B. O mais importante e isso sim, tem uma tremenda relevância, é o número de “partilhas” das “páginas de campanha”. A Lista A tem 251 “partilhas” e a Lista B 50. Quer dizer que foram os próprios a fazê-lo. É significativo.

Em termos de informação e pré-campanha, já existe algum conhecimento relativo a algumas matérias que pretendem focar mais a sua ação. Quanto ao como, os meios necessários, as prioridades em relação ao arrumar a casa na iminência da reestruturação estatutária, que já deveria ter ocorrido à pelo menos 10 anos, teremos de esperar pelos manifestos para percebermos a profundidade dos projetos e do conhecimento conceptual das listas em relação à AAUAlg. Serão extremamente reveladores, acreditem.

No próximo artigo provavelmente escreverei sobre os meandros da constituição das listas, as ligações internas e externas e as ramificações.

Lista A: https://www.facebook.com/estanahora1
Lista B: https://www.facebook.com/agora.tu?fref=ts
Anúncios

8 pensamentos sobre “Eleições AAUAlg mandatos 2013: Parte 4 – Direção-Geral

  1. Grande Costa!

    A tua visão das coisas, o querer ir à origem, é o que te distingue. Não importa quem nem o quê…és tu próprio.

    Um bem hajas.

  2. Upa upa que aqui vai…

    Nunca tive esta perspectiva tão astuta, fria e calculista que emerge da experiência e conhecimento. Faz-me lembrar a época em que o desporto descobriu a estatística.

    Em qualidade informativa, este é o espaço de eleição para quem quer ver, saber e intervir com qualidade.

    Diria que é uma escola do associativismo aberta a todos de igual forma. É destes comportamentos que Portugal tem falta. Transparência!

    Relativamente à análise em si, parece-me que a lista B está mais atrasada. Esperemos pela campanha.

  3. Boa tarde a todos,

    Como ex estudante desta mui nobre instituição, onde me formei em 2000, preza-me saber que existe um Joaquim Costa de quem se ouve falar nos sítios e nas conversas mais improváveis, que se dá a conhecer pelo já famoso Joaquim costa.com. Em terras Algarvias, é certamente!

    UAlg Profunda é um nome que ecoa pelo Algarve como uma espécie de mito urbano.

    É caso para afirmar que a obra prevalece e que superou o autor.

    Experimentem perguntar em conversas de café se algum dos presentes já ouviu falar. Não se admire. Existe mesmo.

  4. Realizei umas alterações na explicação do quadro no primeiro parágrafo. Em nada alterou a estrutura do conteúdo. Apenas algumas correções que visaram simplificar a mensagem.

  5. Boas Costa,

    Mais um estudo profundo e devidamente justificado!
    Sempre com material de qualidade e em primeira mão!! 🙂

    Espero que esteja tudo pelo melhor!! 🙂

    Abraços

  6. Caro Costa,

    Apenas um apontamento: a Lista B (Agora Tu) tem 700 likes no Facebook porque inicialmente era um “perfil pessoal” que fazia pedido de amizade a tudo e todos. Quando se converteu para página, os “amigos” passaram automaticamente para fãs. Sem isso, teriam uma quantidade ridícula de likes, pois até ao momento quase nada se sabe sobre o seu projecto.

    E uma dúvida: para a estatística, incluíste o Guilherme Portada na Lista B?

    • Meu caro,

      Entro em qualquer discussão e troca de argumentos numa qualquer matéria relacionada com a orientação deste artigo. De preferência estrutural para abrilhantarmos o debate.

      Cumprimentos

A sua opinião tem importância!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s